Sympathy for the Devil

Simpatia para o demônio

 

Por favor me permita apresentar-me

Sou um cara de riquezas e gostos

Eu estive por aí por muito, muitos anos

Roubei muita alma e fé

 

E eu estava lá quando Jesus Cristo

Teve seu momento de dúvida e dor

Esteja certo que o maldito Pilatos

Lavou suas mãos e selou seu destino

 

Grato por te encontrar

Espero que você adivinhe meu nome

Mas o que está te intrigando?

Essa é a natureza do meu jogo

 

Eu me fixei em S.Petersburgo

Quando eu vi que era hora para uma mudança

Matei Czar e seus ministros

Anastácia chorou na sua vaidade

 

Eu andei em um tanque

Mantive-me numa posição de general

Quando a guerra enfureceu

E os corpos federam

 

Grato por te encontrar

Espero que você adivinhe meu nome, oh yeah

Mas o que está te intrigando?

Essa é a natureza do meu jogo, oh yeah

 

Eu assisti com alegria

Enquanto seus reis e rainhas

Lutaram por dez décadas

Pelos deuses que eles criaram

 

Eu comecei a gritar,

“Quem matou os Kennedys?”

E depois de tudo

Era você e eu

 

Deixe-me, por favor apresentar-me

Eu sou um cara de riquezas e gostos

E eu coloquei armadilhas para trovadores

Quem estava morto antes deles atingirem Bombay

 

Grato por te encontrar

Espero que você tenha adivinhado meu nome, oh yeah

Mas o que está te intrigando?

Essa é a natureza do meu jogo, oh yeah, desça, baby

 

Grato por te encontrar

Espero que você tenha adivinhado meu nome, oh yeah

Mas o que está te confundindo?

Essa é apenas a natureza do meu jogo

 

Assim como todo tira é criminoso

E todos pecadores são santos

Como cabeças são rabos

Apenas me chame de Lúcifer

Porque eu estou precisando de algumas restrições

 

Então, se você me encontrar

Tenha um pouco de cortesia

Tenha um pouco de simpatia, e um pouco de gosto

Use toda sua cortesia possível

Ou eu vou enterrar sua alma na solidão, um yeah

 

Grato por te encontrar

Espero que você tenha adivinhado meu nome, oh yeah

Mas o que está te intrigando?

Essa é a natureza do meu jogo, disponha, desça

 

Woo, who

Oh yeah, continue descendo

Oh yeah

Oh yeah

Oh yeah!

 

Diga-me baby, qual é meu nome?

Diga-me doçura, você pode adivinhar meu nome?

Diga-me amor, qual é meu nome?

Eu te digo uma vez, você é culpada

 

Oh, who

woo, woo

Woo, who

Woo, woo

Woo, who, who

Woo, who, who

Oh, yeah

 

Qual é meu nome?

Diga-me baby, qual é meu nome?

Diga-me doçura, qual é meu nome?


 

 

Os Rollins Stones gravaram esta música em 1968. Mick Jagger  se inspirou no livro “The Master and Margarita”, do médico e escritor russo Mikhail Afanasievich Bulgakov (1891- 1940). A obra foi escrita em 1928, revisada várias vezes, censurada, cortada, criticada e publicada, por fim, após sua morte, pela esposa do autor, Elena Shilovskaia, em 1966. Trata-se de uma novela sobre o bem e o mal.

 

Em 1968 um documentário foi feito sob direção de Jean-Luc Godard, sobre a cultura western  na Inglaterra e a música dos Stones foi tocada pela primeira vez na última cena desse filme.

 

Agora vejam todos, Os Rolling Stones abrem o seu show no Brasil exatamente com um convite do diabo aos jovens quarentões, cinqüentões e sessentões brasileiros. Na verdade, a música é mais que um convite, trata-se de uma ameaça das trevas: “Então, se você me encontrar, tenha um pouco de cortesia. Tenha um pouco de simpatia, e um pouco de gosto. Use toda sua cortesia possível ou eu vou enterrar sua alma na solidão, um yeah”.

 

Na música o Diabo se apresenta de forma clara: “Deixe-me, por favor apresentar-me

Eu sou um cara de riquezas e gostos…” e diz como prefere ser chamado: “Apenas me chame de Lúcifer, porque eu estou precisando de algumas restrições.”

 

Um milhão e meio de pessoas, pulando e gritando e sendo levadas ao delírio embaladas por uma exortação diabólica…. empurradas por uma apologia dos desígnos demoníacos: “Eu estive por aí por muitos, muitos anos. Roubei muita alma e fé.”

 

A pergunta que não cala é o que pode levar tanta gente a ovacionar o diabo, sorrir com declarações tão pesadas e motíferas, dançar sob a regência daquele que veio “matar, roubar e destruir..” ( João 10:10 ). Incrível como você pode identificar estas três ações diabólicas na canção: destruição, roubo e morte. O que leva tantas pessoas a se entregarem com tanto gosto aos braços de Lúcifer?

 

A resposta é um vida vazia de sentido, um coração magro de esperança, uma alma resequida sem amor e sem paz. Gente meio morta, sem horizonte e sem propósito para existir. Gente perdida e facilmente confundida pelo “jogo” do inimigo. Gente errante e sem Deus no mundo.

 

Para conseguir não cair nos braços da desgraça e da morte, aquela multidão precisaria aceitar um outro convite. Este sim, cheio de amor, de paz, de segurança e de vida… e vida para valer. O convite de Jesus não contracena com o de satanás, mas o anula e o reduz a nada. O convite de Jesus é de vida verdadeira, que começa aqui e agora e se projeta para a eternidade… e ressoa ecoando pelos séculos e milênios:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”. – (Mateus 11.28, 29 )

Lécio Dornas é teólogo, educador e escritor, com 12 obras publicadas. É o pastor da Igreja Batista Dois de Julho, em Salvador – BA.

Sobre ricbrsp

Nascido em Lins/SP, criado na Capital paulista, formado advogado pela Unb (Brasília-DF), é autônomo em sampa, divorciado, vive com seus filhos. Ocupando meu espaço na web.
Esse post foi publicado em Música. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Sympathy for the Devil

  1. . disse:

    Então hoje em dia muita gente aceitando o convite do diabo e são pessoas de plena convicção não estão doidas nem com um parafuso solto são gente normal sã como se pode falar,Mas o convite de jesus é o melhor e ninguém hoje está querendo esse convite,só deus amigo na vida dessas pessoas,tenha um otimo ano novo!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comente:

