Resposta à carta pública

Uma Vereadora Manuela D´avila, conhecida virtual do Orkut, redigiu a seguinte carta pública:

15.05.2006

Carta aberta aos cidadãos porto-alegrenses

Considerando a matéria veiculada na RBSTV no programa “teledomingo” sobre “o comportamento dos vereadores dos Plenários das Câmaras de Vereadores” gostaria de registrar algumas opiniões:

 

A sessão Plenária da Câmara é um espaço sério. E sério pelos assuntos que tratamos, por ser o espaço de debates e decisões sobre os municípios. Os parlamentares são sérios, na medida em que respeitam a coisa pública, a coerência em nossas opiniões, a luta pelo que acreditamos ser correto e justo.

 

Tenho convicção de que desde a campanha até hoje, honro aquilo que é público e luto para que os interesses da população de Porto Alegre sejam atendidos. Sempre manifestando publicamente as minhas opiniões, de meu partido e estando presente nas sessões dessa Casa Legislativa.

 

Para além da presença constante na Sessão, pauto meu mandato pela permanente interação com a população, especialmente com a juventude. Prova disso é o gabinete itinerante, os materiais de prestação de contas, os mais de 200 debates que realizei em escolas e universidades. Acredito que a internet (vide o site do mandato www.eaibeleza.com.br e o boletim eletrônico semanal) é um dos mais eficientes mecanismos de comunicação permanente: é rápido e econômico. No ano passado debati intensamente o bloqueio ao “orkut” na Câmara. Foi um debate público e com a repercussão na imprensa. Identifiquei que muitos eleitores me encontravam por ali. Passei a usar para manter contatos com eles via esse site de relacionamentos (o orkut é público, todos podem verificar). Acho que é tarefa de todos os parlamentares criarem mecanismos para não se fecharem  no parlamento, ouvindo e conversando com a população.

 

Entretanto, não estava fazendo uso do orkut na sessão exibida. Estava fazendo uma reunião por outro mecanismo moderno e econômico, o “msn messenger”. A imprensa não tem a tarefa (e digo isso como jornalista) de gravar conversas políticas e /ou pessoais de qualquer pessoa sem autorização. Portanto fechei o computador e sorri gentilmente para o cinegrafista.

 

Como visto por todos, os poucos segundos exibidos na televisão reduziram nosso trabalho diário ao uso de computador e ao saudável hábito do chimarrão. Quem acompanha, recebe o boletim, observa os jornais sabe de nosso compromisso com a mudança da política e das profundas alterações em nosso país.

 

Compreendo todas as manifestações de apoio e indignação que recebi. Aquelas imagens soltas, desconexas, descontextualizadas causam esse sentimento.

 

Em minha opinião, e de meu partido, o PCdoB, está em curso uma tentativa de desestabilizar os parlamentos.

Sabemos que muitos parlamentares cometeram erros. Devem passar por investigação séria e ser punidos quando comprovadas seu envolvimento com o ilícito. Mas a instituição “Parlamento”  é a forma democrática de representação popular no nosso país e cabe a nós lutarmos para alterá-la no que é necessário, mantendo e ampliando a sua representatividade.

Vereadora Manuela d´Ávila – PCdoB / Porto Alegre

 

Minha resposta foi:

Manuela,

Não assisti o tal programa de tv, não sei exatamente do q se trata, sobre o comportamento dos vereadores no Plenário, mas creio q tenho o que dizer.

Infelizmente, não adianta alguns parlamentares cumprirem suas obrigações legais (constitucionais), quando a maioria da casa tem comportamento oposto, isto é, só cumpre suas obrigações legais a troco de alguma vantagem pessoal, ou interesses do partido.

Tal fenômeno não é só em Porto Alegre/RGS, não é só no Brasil, é praticamente mundial. Os políticos não cumprem suas obrigações como políticos, só se dispõem a cumprir segundo seus interesses particulares, ou partidários, até mesmo, de grupos econômicos influentes. Infelizmente político sério, cumpridor de suas obrigações, conscientes do seu mandato popular, são uma minoria inexpressiva, que jamais conseguem ganhar nas votações das casas legislativas, seus projetos são desprezados, a grande maioria vencidos, e o a casa produz normalmente é só p/ prejudicar o população e os eleitores, contra os interesses nacionais, estaduais e municipais, contemplando somente interesses particulares, e mesquinhos, infelizmente é o q as casas legislativas produzem, é a infeliz realidade.

Mesmo se as casas legislativas estaduais e municipais sejam composta de maioria honesta e honrada, as orientações principais do país vem de Brasília, e que as normas locais, não muda o sorte do Brasil, nem dos brasileiros eleitores, nem mesmo do Estado, ou do Município.

Vejamos por exemplo na área da saúde publica, o sistema nacional está em colapso por culpa das políticas federais, em São Paulo o prefeito e ex ministro da saúde, fez sua plataforma justamente prometendo melhorar a saúde do Município, mas como se o problema é nacional? Quem imagina uma ilha de saúde em SP, enquanto o resto do país está uma droga. Em seu Município é a mesma coisa, e na casa legislativa em que vc bravamente atua, também padece das mesmas vicissitudes, os projetos de lei sérios, acabam não produzindo efeito diante da população, a maioria dos serviços públicos são de competência ou do Estado, ou Federal, que só contemplam as necessidades de grupos e jamais da população.

As atitudes nefastas tem maior repercussão do que as boas ações.

Os políticos safados conseguem mais resultado para prejudicar a população, do que os bons projetos, que acabam inócuos, ou de pequena melhoria de vida da população.

Todos dependemos das leis, políticas e procedimentos federais, onde o atual Congresso Nacional diz exatamente ao que veio, quando absolve os participantes do Mensalão, quando absolve o presidente da republica, eleito com recursos deste mesmo mensalão. O que voceis vereadores podem fazer quanto a isto? Nada!

Nem todos os Vereadores de todos os Municípios brasileiros juntos, contra as políticas nefastas emanada e praticadas em Brasília!

Exatamente neste sentido, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, infelizmente seguem a mesma sorte do principal (Brasil).

Tanto em Brasília, quanto todos os Estados da Federação, todos sabem que os interesses partidários estão acima dos interesses da população (eleitores), tanto que o presidente e Brasília dependem para governabilidade destes interesses expúrios dos partidos, q s corrompem, exatamente onde atuou o mensalão, nesta brecha, nestes interesses partidários, que até hj é assim. Dai minha certeza que a casa legislativa de seu Município, também padece destes mesmos interesses partidários, e que tais interesses suplantam os interesses da população.

O parlamentar deveria votar segundo suas convicções pessoais e não partidários e políticos como acontece, até pelo seu discurso, nota-se esta preocupação com os interesses partidários do PC do B, no caso.

No item 5, voce fala sobre "compromisso com a mudança da política e das profundas alterações em nosso país", que mudanças são estas, quando todos podem assistir pela TV que o governo Federal continua o mesmo, como sempre, a população não vê de fato mudança nem uma, não experimenta mudança, não respira mudanças. Tá tudo igual, tudo na mesma, ou melhor, esta tudo pior, isto sim.

A pizza tem o mesmo sabor amargo, e quem paga a conta são sempre os mesmos (a população), que mudanças são estas, q eu não vejo, não vivo?

A fila nos hospitais continua a mesma, a violência vai bem obrigado, o ensino um lixo, como sempre.

Pelo que li se sua carta pública parece que teve manipulação de informações e de imagens, tmb, mas nem uma manipulação prejudica tanto, quando os resultados parlamentares! A população não para de pagar a conta, através de impostos injustos e iníquos, e com péssimos serviços públicos.

Infelizmente a maioria sempre vence, e a maioria da do lado mau do poder, e os eleitores que sempre pagam o pato, além dos carros oficiais e outras várias benesses, como aposentadoria diferenciada há parlamentares, foro especial e etc…

Concordo com seu repúdio a uma reportagem facciosa e manipuladora, mas a realidade vai muito além desta reportagem, vai muito além dos políticos sérios, que acredito haver, e chega na pizza legislativa nacional.

Quando voce foi eleita, eu mandei um e-mail te dando os parabéns e dizendo, que voce agora seria vitrine, sempre tem alguém querendo jogar pedra, exatamente como está acontecendo com esta reportagem q vc reclama tanto. Faz parte, inclusive ser taxada de safada, corrupta, mesmo não sendo, pois o comportamento da maioria vai atingi-la em cheio, como um torpedo, e vão t chamar de muitas coisas, ainda, infelizmente é assim que as coisas acontecem, por conta dos safados, tanto parlamentares, quanto repórteres e etc….

Esta semana eu tava meditando que os políticos do mundo, onde todos tem sempre o mesmo comportamento contra os eleitores, desde que existe políticos, a safadeza é institucionalizada, da Roma antiga, até hoje é a mesma coisa, o mesmo padrão, onde os interesses pessoais, partidários e outros norteiam o comportamento parlamentar, viajei na imaginação e cheguei ao ponto de pensar num dia todos os políticos fizessem a coisa certa, pelo menos por um curto período, tipo um ano produzindo leis exatamente de interesse popular, limitarem-se a cumprir suas obrigações, somente visando o interesse geral da população, talvez o resultado disto, seria muito difícil desfazer ao longo do tempo, pois mudanças realmente profundas seriam feitas, sem volta atrás, isto é sem retorno, mas teriam que ser todos juntos, todos no mesmo espírito publico, fazendo a coisa certa, conforme a idéia principal da coisa, acima dos interesses particulares, partidários, e econômicos.

Imaginem o Brasil governado por realmente brasileiros, imaginem ações somente para o bem do Brasil, com certeza absoluta nosso país seria muito melhor.

Anúncios

Sobre ricbrsp

Nascido em Lins/SP, criado na Capital paulista, formado advogado pela Unb (Brasília-DF), é autônomo em sampa, divorciado, vive com seus filhos. Ocupando meu espaço na web.
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s