O fantástico mundo dos blogs

Deu na Folha Universal, cópia da integra por preguiça, link p/ a matéria.
 
Quem não conhece os diários virtuais, mais conhecidos como blogs? Uma novidade que chegou ao Brasil em 2002, envolta em polêmicas e paixões.
Eufóricos usuários dizem que os blogs são o passo inicial para que todas as pessoas tornem-se visíveis ao mundo. Calcula-se que os blogs atinjam a casa dos 50 milhões. É a liberdade de expressão potencializada ao máximo.
Mas, afinal, o que é um blog? A definição clássica afirma que é um diário on line, mantido por qualquer um na Internet. A palavra parece ter surgido pela primeira vez em 1997, quando John Barger chamou seu diário pessoal na rede de “weblog”.
Em 1999, outro navegante quebrou o termo em dois, para gerar o trocadilho “we blog”, ou “nós ‘blogamos’”. Aí a palavra blog virou moda. Tornou-se sinônimo de qualquer diário ou registro mantido na Internet. É possível escrever um texto, publicar fotos, criar links para pontos na rede…
Nos últimos anos, os blogs ampliaram suas possibilidades, tornando-se as ferramentas mais completas de comunicação e de interação, não sendo mais restrito aos adolescentes.
Empresas, jornalistas e formadores de opinião começaram a olhar para ele de forma diferente. Percebeu-se que os blogs são ótimas ferramentas de contato direto com clientes e público alvo.
Imagine algum acontecimento inédito ou assustador que nos afetasse repentinamente e só tivéssemos conhecimento dele mais tarde. Certamente você diria: “Que atraso!” Seria o jornalismo tradicional comprimido pelo tempo. Daí o valor de notícias em tempo real, mais ainda, instantâneas.
Os blogs preencheram esse espaço, atualizando para você o que acontece na vizinhança e no mundo, sem sair da frente de seu computador. O mundo apoderou-se da novidade: uma ferramenta capaz de dar voz a qualquer pessoa com acesso à Internet.
Essa maravilha da comuniação contemporânea, entretanto, merece atenção, pois, além de beneficiar, os blogs podem também destruir uma imagem. Tudo depende do modo como é explorado esse ambiente de discussão entre usuários da rede.
Até mesmo porque a liberdade de manifestação de pensamento não inclui anonimato. Os blogueiros podem estar sujeitos a serem responsabilizados civil e criminalmente quando seus comentários constituírem calúnia, injúria ou difamação.
Logo, os blogs constituem instrumento de dupla face, sendo preciso consciência para seu uso, pois a rede é um espaço de expressão livre e só quem pauta seu discurso pela ética e pelo respeito ao seu próximo poderá usufruir bem dessa inédita liberdade!

Josenia Antunes Vieira – doutora em Lingüística, professora da Universidade de Brasília – ascoso@gmail.com

Anúncios

Sobre ricbrsp

Nascido em Lins/SP, criado na Capital paulista, formado advogado pela Unb (Brasília-DF), é autônomo em sampa, divorciado, vive com seus filhos. Ocupando meu espaço na web.
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O fantástico mundo dos blogs

  1. Sueli disse:

    Eita que tu vive escrevinhando coisas de arripiar us cabelo!!! Cara, dorei seu blog, e aprendi muito com tuas matérias.Eu, tadenha di mim, vivo la engatinhando nas minhas pobres letrinhas, mas prometo que um dia chego lá rsrsrs.Desculpe a brincadeira, amigo, vc sabe que adoro tuas páginas virtuais e adoro vc tbm.Bjus no teu coração, e se quizer fazer uma visitinha, esteja à vontade…
    Boa semana procê!!! Té mais ver

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s