Internacionalização da Amazônia.

Recebi via e-mail do Paulo Pereira o seguinte e-mail anexado.
 
SHOW DO EX-MINISTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS

 

 
Essa merece ser lida, afinal não é todo dia que um brasileiro dá um esculacho educadíssimo nos americanos!
 
Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos, o ex-reitor da Unb, o ex-governador do DF,ex-ministro da educação e atual senador CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.
 
O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um brasileiro.
 Esta foi a resposta do Sr. Cristóvam Buarque:
 -"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.
"Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia,posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade. 

"Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço.
"Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos,ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França.
Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio
natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês,decidiu enterrar com
ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.
Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York,como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
"Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.
"Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida.Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças, tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram,como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa.
Só nossa!

 

Tudo com links, verifique, e indicou outros links interessantes:
Amazônia desenvolvimento sustentável – http://www.amazonia.org/index.pt.htm (Português)
Monitoramento das queimadas via satélite (on line) da América do Sul – http://www.cptec.inpe.br/queimadas/
 
Aproveito a postagem p/ tc de assunto paralelo.
Não sei se meu leitor sabe, q nos livros de geografia das escolas de primeiro e segundo graus dos Estados Unidos, o território amazônico, aquele da primeira ilustração, sob ele é escrito “região de preservação internacional”, omitindo intencionalmente que a região faz parte do território brasileiro.
Fazendo pesquisa li uma matéria que diz q tal alteração nos livros de geografia não passa de lenda da internet, pesquisei o assunto, e não sei qual é a verdade, mas o mapa é este:

Encontrei um desmentido do tal mapa geográfico, devidamente fundamentado, leia em Novo Milênio.
Já preparando as futuras gerações p/ uma possível internacionalização da região amazônica, já que são instruídos de que a região é internacional, em outras palavras sem dono, “a Deus dará”, ou melhor, salve-se quem puder…. rs….
Com esta população de baixa idade, daqui há uns 15 anos, estarão todos preparados, pois foram instruídos q a terra (Amazônia) é de ninguém.
Este fato não está sendo denunciado aqui e agora, já foi alvo de vários comentários na mídia, sobre tal alteração nos livros de geografia dos americanos (do norte).
 
Governo inglês divulga plano para privatizar a Amazôniahttp://www.consciencia.net/brasil/amazonia.html ;
INTRODUÇÃO À DEFESA DA AMAZÔNIA* http://www.unicamp.br/nee/art4.htm ;
Centro de Estudos Estratégicos, O Paraíso Perdido: território e Amazônia – http://www.ensino.eb.br/cee/Olho/olho_territorio_amazonia.htm ;
OAB Conselho Federal, publicou o seguinte artigo – Bonavides: só mobilização nacional barra invasão da Amazônia – http://www.oab.org.br/noticia.asp?id=6784 ;
ESTUDO SOBRE DEFESA DA AMAZÔNIA, estudo decorre da decisão da Associação dos Ex-alunos do Colégio Militar (AACM) – http://www.resistenciabr.hpg.ig.com.br/AMAZONIA.htm (este eu indico, bem completo, analisando legislação e tudo o mais);
Pronunciamento do Senador Mozarildo Cavalcanti (PFL – Partido da Frente Liberal /RR) – http://legis.senado.gov.br/pls/prodasen/PRODASEN.LAYOUT_DISC_DETALHE.SHOW_INTEGRAL?p=312901 (a respeito do Plano Colômbia, com pano de fundo combate ao narcotráfico);

Anúncios

Sobre ricbrsp

Nascido em Lins/SP, criado na Capital paulista, formado advogado pela Unb (Brasília-DF), é autônomo em sampa, divorciado, vive com seus filhos. Ocupando meu espaço na web.
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Internacionalização da Amazônia.

  1. Hidra disse:

    Boa tarde Ricardo,
     
    Desejo que tenha uma linda tarde.Parabéns pelo seu trabalho jornalistico.Acho que deve esta havendo um mau entendido,pois o seu comentário esta sim em meu espaço,já é o segundo.Será um prazer se você quiser me adcionar.tenha uma linda tarde.
     
    Escuta minha amiga.A qualquer hora em que chegares, sentaras comigo na minha mesa.A qualquer hora em que bateres na minha porta, meu coracao tambem se abira.A qualquer hora em que chamares, eu me apressarei.A qualquer hora em que vieres, será o melhor tempo de te receber.A qualquer hora em que decidires, eu estarei pronta para te seguir.A qualquer hora em que quiseres beber, eu irei a fonte.A qualquer hora em que te alegrares, eu bendirei ao senhor.A qualquer hora em que sorrires, será mais uma graça que o senhor me concede.A qualquer hora em que partires, eu irei a frente do caminho.A qualquer hora em que chegares, eu estendarei os bracos.A qualquer hora em que cansares, eu levariei a cruz.A qualquer hora em que te sentires tristes, eu permanecerei contigo.A qualquer hora em que te lembrares de mim, eu acharei a vida  mais bela.A qualquer hora em que voltares, renovaras todas as minhas alegrias.A qualquer hora em que quiseres um rosa, eu te darei toda uma roseira.Eu te digo isso amigo, porque nao posso imaginar uma amizade que nao seja de toda vida, de todos os instantes e para todo o bem.Seje amigo mesmo daquele que te odeie, pois e a melhor coisa que você faz seja amigo…
     
    ´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶´´´´´¶¶¶¶´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶¶´¶¶¶¶´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´¶¶´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´´¶¶´´¶¶¶´´´´¶¶¶´¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶¶´´¶¶¶¶´´¶¶¶¶´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´¶¶¶¶¶´´´´´´´´¶¶¶¶´´¶¶¶´´´´¶¶¶´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´¶¶¶¶¶¶¶´´´´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´´¶¶¶´´¶¶¶´´´´¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´¶¶¶¶¶´´´´´´´´´¶¶¶´´¶¶¶´´´´¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´¶¶¶´¶¶¶´´´´¶¶¶´¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶´´´¶¶¶¶´¶¶¶´´´´¶¶¶´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶´¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶´´´¶¶¶¶´¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶´´´¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\"´´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶Da amiga Hidra

  2. Hidra disse:

    Boa tarde,
     
    Obrigada pelo seu carinho,fico satisfeita que gostou do texto em meu espaço.Espero que volte sempre.
     
    Os milagres da amizade  A amizade torna os fardos mais leves, porque os divide pelo meio.A amizade intensifica as alegrias, elevando-as ao quadrado na matemática do coração.A amizade esvazia o sofrimento, porque a simples lembrança do amigo é alívio.A amizade ameniza as tarefas difíceis, porque a gente não as realiza sozinho. São dois cérebros e quatro braços agindo.A amizade dominui a distância. embora longe, o amigo é alguém perto de nós.A amizade enseja confidências redentoras: problema partilhando, percalço amaciado; felicidade repartida, ventura acrescida.A amizade coloca música e poesia na banalidade do cotidiano.A amizade é a doce canção da vida e a poesia da eternidade.O amigo é a outra metade da gente. O lado claro e melhor.Sempre que encontramos um amigo, encontramos um pouco mais de nós mesmos.O amigo revela, desvenda, conforta. É uma porta sempre aberta, em qualquer situação.O amigo na hora certa é o sol ao meio dia, estrela na escuridão.O amigo é a bússola e rota no oceano, porto seguro da tripulação.O amigo é o milagre do calor humano que DEUS opera num coração.
    **-:¦:-**-:¦:- Com carinho da amiga Hidra **-:¦:-**-:¦:-

  3. José antonio Pereira disse:

    Olá, Ricardo!!!Parabéns
    pelo seu post e pelo trabalho
    jornalístico acrescentado à matéria.
    Com as ilustraçoes nela introduzidas
    ficou muito mais bonita e agradável
    dese ler. Parabéns!!!
    Um abraço do amigo,
    Zezinho

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s