Ilhas Malvinas (AR) ou Islands Falklands (GB)?

Um amigo virtual, que sempre vem ao meu space com nick ALEX PACHEMOL, participa deixando mensagens, nunca comentários, mas pelo menos lembra que eu existo.

Em retribuição fui ao live space dele, e há um texto falando sobre os heróis argentinos mortos no conflito das ilhas Falklands (Malvinas), sobre o sentimento de alguns argentinos como ele, e comentei assim, seu texto:

         Ilhas Malvinas vistas do espaço

Amigo e irmão de América do sul Alex,

Sou solidário em seus sentimentos com as Ilhas Falklands, ou Malvinas como os argentinos a tratam, apesar do desastroso arrojo bélico, que ceifou vidas de jovens argentinos. Muito pesar, não só p/ a Argentina, mas também para o Brasil, q é um país Sul Americano, em q viu nossa “soberania” arranhada.

Mas seu texto, carregado de paixão e indignação, já indica o caminho do bom pensar, se não os fatos históricos mencionados.

Se as ilhas Falklands fossem realmente de soberania Argentina, ela não precisaria ter feito invasão, não é certo? Até pelo impossível de invadir o que é seu de direito.

Bandeira das ilhas MalvinasAs Malvinas ostentam a bandeira inglesa em seu território, e não por causa da desastrosa aventura bélica argentina, mas já era muito antes disto, território britânico, aqui no cone sul (leia a história das ilhas na Wikipédia), e por isto que os militares na época no poder na Argentina, resolveram arriscar a sorte numa aventura de tomar as ilhas Falklands a força, por meio das armas, através da uma invasão militar.

Se de fato e de direito as ilhas Malvinas fazem parte do território da Argentina o meio civilizado, de vias normais, e pacíficas é ingressar com as medidas jurídicas e legais em cortes internacionais, lançando mão até do Conselho de Segurança da ONU, que não poderia se omitir diante de uma determinação legal, da mais alta corte mundial e internacional, sob pena do total desrespeito as leis internacionais e desmoralização total da própria ONU.

Como a grave crise econômica que a Argentina atravessava, na falta de recursos administrativos, lançando mão dos mesmos recursos adotados por Hitler e o terceiro Reich p/ levantar todo o povo alemão para a segunda grande guerra, numa ideologia só, num apoio total e irrestrito, utilizou-se pela primeira vez em grande escala a propaganda pelos meios de comunicação, levantando uma bandeira única, em que o povo todo iria apoiar, no caso da Argentina, usou-se a mesma propaganda da imprensa, levantando como bandeira única esta disputa já secular sob o domínio territorial das ilhas Falklands.

A propaganda do governo Argentino na época foi tão eficaz que até hoje vc afirma que as ilhas são argentinas, se são de fato argentinas por que se hasteia a bandeira Britânica, até hoje?

O hino lá cantado nas escolas é em homenagem a rainha da Inglaterra!Fazenda na área rural das Malvinas, chamada localmente de

Como isto se como vc afirma as ilhas são da Argentina?

Pelos fatos sabemos que ainda, não são da Argentina, e até por este motivo que foi feita a propaganda de apoio a retomada do que, ainda não é território argentino, que pende disputa há muitos anos, desviando a atenção do povo argentino para a grave crise econômica e financeira.

As vidas perdidas nesta guerra impossível de se ganhar, principalmente por estar agredindo a nação até hoje mais forte nos mares, até pela condição de ser ilha na Europa, daí a dependência total na marinha para garantir sua soberania.

Quem levou os jovens combatentes a perecerem numa aventura bélica foram os próprios argentinos, que sem condições econômicas, sem condições bélicas, sem uma marinha na altura p/ competir, foi atrás desta quimera, deste sonho inatingível de fazer valer seus direito pela força das armas, num caminho errado e sem volta, até por que as vidas perdidas tanto de argentinos como britânicos, não voltam mais, são filhos que não mais retornarão as suas casas, deixando mães, esposas e filhos sem se despedir, a ver navios e tudo por conta de alguns, que querendo desviar a atenção do principal, arrumou um circo para que o povo se distraí-se do problema que eles não sabiam como resolver.

Inclusive, lembro-me, na época que antes da idéia da guerra das Malvinas, como ficou conhecida no Brasil, o governo militar, que havia dado um golpe militar, derrubando o militar anterior no poder, estava atravessando uma grave crise institucional, já havia muitos descontentes nos quartéis argentinos pela grave crise econômica que a Argentina atravessava, chegou a ocorrer reuniões em que começou novo foco de dissidentes militares cogitando novo golpe militar, que fora abafada em tempo, no temor de novas insurreições veio, tmb esta saída do foco do problema, tmb para os militares e para o povo, em outras palavras, imaginou-se que estaria “matando dois (2) coelhos com uma cajadada”, no dito popular. Acalmando o povo e os militares, ambos distraídos pela conquista bélica das ilhas Malvinas, coisa que conseguiram pelo menos em parte, até a retomada das ilhas pela força tarefa inglesa.

Onde novamente a Argentina acordou deste sonho bélico para a realidade econômica, daí veio o novo golpe militar, posteriormente voltando às mãos dos civis, pelos meios democráticos, pacíficos e legais. Como aconteceu em toda a América, logo em seguida.

Eu acho mesmo que as ilhas Faklands são da Argentina, até pela sua localização geográfica na América do Sul, em águas territoriais do seu país, mas ocorre que elas não são legalmente da Argentina, e sim território britânico além mar infelizmente, até hoje, o governo Britânico gastou uma soma vultuosa para vir nas ilhas Falklands defender o território deles, tanto que Argentina promoveu a invasão, justamente contra esta tomada a força.

A guerra impossível travada pelas ilhas, resolvida em poucas semanas, pois a Argentina, nem o Brasil, e nem um dos países da América do Sul não tem, até hoje recursos bélicos para suportar e sustentar um conflito com estes gigantes bélicos, e econômicos. Como um ratinho enfrentando um leão.

Desculpe-me trazer este comentário no seu blog, mas seu texto reside neste equívoco da propaganda argentina em ter veiculado estas falsas propagandas, suas próprias palavras mostram tal engano.

Como retomar a força o que é seu?

As ilhas Falklands ainda não são da Argentina!

Espero que um dia volte ao controle da Argentina.

Até por que sua posição estratégica na geopolítica do Atlântico sul, hoje em dia com os recursos atuais de satélites, perdeu tal condição para a coroa Britânica, passando a ser uma ilha distante, fria, pequena para sustentar, em território Argentino, ou melhor, dentro dos limites de suas águas territoriais.

Os bravos soldados argentinos, heróis sim, pois morreram acreditando que defendiam a pátria, mas vencida a guerra, notou-se que a soberania da Argentina continua como antes, menos nas Malvinas.

Pereceram num conflito impossível, num sonho de conquista de alguns, só para manter por mais uns anos os militares no poder, só por esta razão mesquinha que houve esta guerra.

Aproveito e pergunto por tudo isto por estas ilhas q são minúsculas, não se planta nada, não são produtivas, não tem nada lá, a não ser pingüins, focas, leões marinhos?

Por que é tão importante p/ Argentina, ainda ter este sentimento, este querer tanto, um pedaço de pedra no meio do nada, isto é, do atlântico, só se estiverem planejando construir um resort, um cassino, ou algo do tipo, pois lá não tem absolutamente nada, nem petróleo, nem água, nem gás, nem ouro, como disse um pedaço de pedra no meio do mar, para que esta disputa pelo nada? Gypsy Cove

Se as Malvinas fossem a partir de hoje da Argentina, o que vai mudar na vida do povo, o que altera na Argentina, si nem aeroporto dá p/ construir lá, só p/ aeronave pequena, e tomar cuidado p/ não bater na prefeitura, ou na escola da minúscula ilha?

Que mau lhe pergunte você sabe quais as providências e em que pé está numa lógica e possível retomada legal do controle territorial das ilhas Falklands em corte internacional? O governo Argentino tomou providências?

Era o que eu tinha a escrever sobre seu tópico no blog.

Ficou tão bom que vai p/ o meu blog, fazendo referência a origem, claro, para dar sentido.

Abraços, e desculpe a manifestação através deste comentário.

Boa páscoa p/ vc e família.

Ricardo

The 1982 War Memorial at Port Stanley, Falklands Islands.

Anúncios

Sobre ricbrsp

Nascido em Lins/SP, criado na Capital paulista, formado advogado pela Unb (Brasília-DF), é autônomo em sampa, divorciado, vive com seus filhos. Ocupando meu espaço na web.
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Ilhas Malvinas (AR) ou Islands Falklands (GB)?

  1. maria elva disse:

    BUENAS TARDES RICARDO, VENGO DEL ESPACIO DE ALEX PACHEMOL, UN ARGENTINO COMO YO…Y VEO CON GRAN SATISFACCION Y AGRADO TU MARAVILLOSO ESTUDIO Y DESARROLLO SOBRE ESTE ACONTSIMIENTO HISTORICO QUE NO SOLO ES DE ARGENTINA …TAMBIEN ES DE TODA LATINOAMERICA, COMO ARGENTINA TE DOY LAS GRACIAS POR HONRAR A NUESTRO PUEBLO Y MAS A LOS HÉROES QUE HAN DADO SU VIDA Y REGADO CON SU SANGRE ESAS ISLAS QUE NOS HAN SIDO ROBADAS POR MANOS PIRATAS COMO SON Y SERAN ESTOS IMPERIALISTAS BRITANICOS…GRACIAS AMIGO RICARDO
    UN ABRAZO MUY FUERTE………LUCIERNAGA……………..MARIA ELVA

  2. ALEX 3 disse:

    HOLA ESTIMADO AMIGO RICARDO DO BRASIL…  MUY BUENOS TARDES, VINE A SALUDARTE Y AGRADECERTE LA VISITA A MI SPACE Y DEJAR TU HUELLA,
    TU SPACE ESTA LINDO COMO SIEMPRE…TU PRESENCIA DA CALIDEZ A MI BLOG…VOLVÉ…..vine porque me siento como en mi casa y quiero que vos también te sientas así al visitar mi casa…que DIOS te bendiga a vos y toda tu familia en este santo día VIERNES…
    …un ABRAZO ESTIMADO RICARDO
     
    ACROSTICO:
     
    Alfabeto do Amigo
     
    A ceita você como você é.B ota fé em você.C hama-o ao telefone só pra dizer oi.D á-lhe amor incondicional.E nsina-lhe o que sabe de bom.F az-lhe favores que os outros não fariam.G rava na memória bons momentos passados com você.H umor não lhe falta pra fazer você sorrir.I nterpreta com bondade tudo o que você diz.J amais o julga, esteja você certo ou errado.L ivra-o da solidão.M anda-lhe pensamentos de ternura e gratidão.N unca o deixa em abandono.O ferece ajuda quando vê sua necessidade.P erdoa e compreende suas falhas humanas.Q uer vê-lo sempre feliz.R i com você e chora quando você chora.S empre se faz presente nos momentos de aflição.T oma suas dores e evita que o maltratem.U m sorriso seu basta para fazê-lo feliz.V ence o inimigo invencível junto com você.X inga e briga por você.Z ela, enfim, pela jóia que você representa.
     * . **. * . * . * . * . * .OI!!! * . * . * . * . **. * .*_/\\_ *. * . * . * . * . * . * . * . * .*. *. * >,"< * Estou passando * . * .* . * .*… * . * . * . * . * . * . * . * . * . * * . * . * . * _/\\_. * . para deixar um* . ** . * . * . * >,"< . * . * . * . * . * . *. * . *. * . *. * . * . * . * . * . grande beijo* . * . _/\\_ * . * . * * . * . * . * . * . * . * . * . *. * >,"< * . *. * . * e desejar * . * . * .*. * . * . * . * . * . * . *. * . * . * . * . * . * .* . * . * . * . * . * uma ótima semana para vc *….. ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨)….(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×… ×`•.¸.•´×¸.•´( `•.¸ `•.¸ )¸.•)´(¨`*.*´¨).`*.¸(¨`*.*´¨)…. *`*.¸.*´* (¨`*.*´¨)….(¨`*.*´¨). *`*.¸.*´*ALEX…. ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨)….(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×
    Arquitecto ALEX PACHEMOL REGALITO PARA VOS http://i167.photobucket.com/albums/u151/PACHEMOLINA/Diapositiva3.jpg QUE TENGAS UN OPTIMO FIN DE SEMANA Y VISITAME EN:QUE VOCÊ TEM UM FIM DE SEMANA OPTIMAL, VISITAME EM:THAT YOU HAVE AN OPTIMAL WEEKEND, YOUR VISIT IN:CHE AVETE UNA FINE SETTIMANA OTTIMALE, LA VOSTRA CHIAMATA IN:QUE TU AS UN WEEK-END OPTIMAL, TA VISITE DANS :DAT U EEN OPTIMAAL WEEKEND HEBT, UW BEZOEK IN:DASS SIE EIN OPTIMALES WOCHENENDE, IHREN BESUCH IN HABEN: UNITED STATES of AMERICA: http://pachecomolina1958.spaces.live.com ARGENTINA: http://alexpachemol.spaces.live.com BRASIL: http://alepachemolina1958.spaces.live.com PERU:  http://pachemol.spaces.live.com ALEX

  3. Lucecita disse:

    Hola Ricardo, vine a desearte un muy lindo fin de semana junto a tu familia y seres queridos…te dejo un besito, tu amiga…
    Lucecit@

  4. Lucecita disse:

    Hola Ricardo!!, gracias por tu visita y comentario en mi espacio, se que el mio es de indole romantica, ya que soy una , valga la redundancia, "romantica perdida!!!"…, y supongo que te imaginaras que las mujeres somo asi…
    Realmente me impacta que hayas dedicado esta entrada a nuestra soberania sobre Las malvinas, ya que es un reclamo totalmente justo y valedero…por ello te digo GRACIAS!!!!…te envio un besito en señal de amistad y fraternidad entre naciones vecinas…tu nueva amiga…

    .•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸
    ┏◊◆◊◆◊◆◊◆◊◆◊◆◊◆◊◆◊◆◊◆◊◆◊┓
       эїє*◆*  эїє*◆*  эїє*◆*
    -:¦:-♥-:¦:-      -:¦:-♥-:¦:-      -:¦:-♥-:¦:- 
    ======*-*======*-*======*-*======*-*======
    ╔════════════════════════════════════════╗Lucecit@
     

  5. Lucecita disse:

    Hola Ricado!!…he leido en el blogs de Alex que has escrito sobre NUESTRAS ISLAS MALVINAS,  e inmediatamente vine aqui a ver, y ahora , agradecerte, como argentina, que hayas dedicado esta entrada a nuestaras tan amadas islas, las cuales HAN SIDO, SON Y SERAN, SIEMPRE: ARGENTINAS!!!!…en nombre de tantos argentinos que perdieron la vida por luchar por ellas, de sus familias, amigos, en el mio propio y el de todos los argentinos, te doy las gracias!!!!…desde ahora, quiero que sepas, que si deseas, encontraras en mi, una amiga mas…te dejo un beso en señal de amistad y agradecimiento, desde Buenos Aires, Argentina…
    Lucecit@

  6. ALEX 2 disse:

    MI QUERIDO RICARDO, ABOGADO Y AMIGO:
     
    ESTOY MUY GRATAMENTE SORPRENDIDO POR TU BLOG Y EL APOYO INCONDICIONAL Y DE TU TESIS, EN EL TEMA MALVINAS, QUE NO ES TU TEMA ARGENTINO, SINO DE LATINOAMERICA, GEOPOLITICAMENTE ASÍ ES MI PLANTEO Y ASÍ ES EL PROCEDER POR LA FUERZA DEL IMPERIO BRITANICO, CON SU SOCIO Y LACAYO ESTADOS UNIDOS…
     
    PASABA POR AQUI PARA AGRADECERTE TU EXTENSA PERO MUY RICA CARTA, CON TU BIEN SENTADA TESITURA, RESPECTO AL TEMA ISLAS MALVINAS, EVIDENTEMENTE, ES UN HONOR PARA MI Y UN PRIVELEGIO QUE ME HONRES CON ESTE BLOG, PARA SENTAR TU POSTURA Y SOLIDARIDAD DE HERMANO, QUE AUNQUE NUESTRAS RAICES DIFIEREN POR KILOMETROS (ESPAÑA – PORTUGAL) AQUI EN AMERICA LATINA ESTAMOS MAS UNIDOS QUE NUNCA, EN PLANTEOS COMO EL PRESENTADO POR ARGENTINA EN TODOS LOS FOROS INTERNACIONALES, POR LA LEGITIMIDAD DE LA SOBERANIA INCLAUDICABLE DEL PUEBLO ARGENTINO SOBRE LAS ISLAS MALVINAS E ISLAS DEL ATLANTICO SUR, FUERON, SON Y SERÁN ARGENTINAS, PORQUE NOS ASISTE EL DERECHO INTERNACIONAL, GRAN BRETAÑA AMPARADO POR SU SOCIO, SU RAZON ES LA FUERZA Y EL IMPERIO DE LAS ARMAS…
     
    MUCHISIMAS GRACIAS POR MOSTRAR A TU PUEBLO EN SU IDIOMA TU PARECER Y EL MIO, QUE ES COINCIDENTE E HIZO, HACE Y HARÁ RESERVA DE DERECHO ANTE LAS CORTES INTERNACIONALES QUE CORRESPONDAN…
     
    QUERIDO RICARDO MUCHISIMAS GRACIAS, POR TU ESCRITO Y TU SOLIDARIDAD, LA SANGRE DERRAMADA EN MALVINAS TE LO AGRADECE, HOMBRES COMO VOS DE DERECHO (COMO ABOGADO), VALEN LA PENA EN ESTE MUNDO…
     
    QUE DIOS TE BENDIGA QUERIDO AMIGO
     
    Arquitecto ALEX PACHEMOL
    ARGENTINA

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s