Dia da consciência negra 2

Amigos e internautas,

Há um post anterior sobre esta data, e novamente venho a baila com este tema, pois eu redigi comentando uma postagem que fala sobre a história de Zumbi dos palmares 

Querida Mariana,

Muito boa esta postagem do ponto de vista histórico, muito bem desenvolvido pelo autor, embora s silencie quanto a data comemorativa do "dia da consciência negra", quem sabe por falta de espaço, p/ o post não ficar muito longo.

Eu não conhecia a história toda do Zumbi dos palmares, foi ótimo p/ mim saber da origem deste ícone da resistência negra no Brasil, linda esta história.

Hj zumbi dos palmares usa terno e gravata, e deve estar eleito como deputado, ou senador p/ bolar uma data, ou melhor, uma lei que privilegie mais uma raça em detrimento das outras no Brasil, uma lei totalmente preconceituosa, que diferencia os iguais, como desenvolvido no meu blog, onde destaco outras minorias que deveriam ser lembradas e comemoradas com uma data especial, e jamais o negro, até por não ser minoria, e sim maioria da população brasileira, conforme dados do IBGE (no meu blog). Preconceito racial é da cultura e educação de um povo, e não vai ser lei que resolva este problema. Preconceito não se acaba por um decreto!

Um fator p/ tal preconceito ninguém menciona que é a condição natura do negro no Brasil, descendentes de escravos, até hj criados nas periferias das cidades, nas favelas, já prejudicados na infância por desnutrição, falta de instrução (escola), falta de higiene e limpeza, até pelo local em que são criados. Criados por pais ignorantes a maioria das vezes, que criam um ignorantezinho, só que de cor da pele preta, como acontece com muitos brancos, tmb, como vê-mos nas favelas, todos bem criados para serem empregados subalternos e assalariados, sem formação adequada só arrumam empregos que não precisa de qualificação profissional, como ajudante geral, auxiliar de pedreiro, mecânico de autos e por ai vai, e por tais circunstãncias sociais e econômicas crescem e formam a população pobre e prejudicada neste sistema capitalista selvagem, onde esta situação, esta miséria, esta carência é que gera o lucro da população mais rica. Quem anda de mercedes zerinho que custa mais de 100 mil reais, pode ter certeza que pode comprar e andar, pois tem muita gente ralando no buzão, que vai trabalhar de bicicleta p/ economizar, come de marmita, trabalham muito mais e ganham muito menos ano a ano, mês a mês, morando nas periferias, nas favelas, debaixo dos viadutos, engrossando a fila dos sem teto, dos descamisados, lembrando que tal sina se dá não só como os da raça negra, como pardos, mulatos e brancos pobres. O sujeito é criado p/ pião, e dentro de sua ignorância questiona esta realidade e não se conforma com tal situação, até por injusta do ponto de vista humano e social. Tais fatos acabam gerando parte deste preconceito, pois a população negra é despreparada p/ o sistema social adotado no Brasil, e independente da lei vão continuar sendo naturalmente discriminados pela sua condição socio-cultural infelizmente, pois as causas mesmo não estão sendo alteradas, e sim só os sintomas sociais. 

Quer de fato acabar com esta e outras disciminações, mude a condição de sua formação, dê oportunidades iguais p/ pobres e ricos ingressarem no mercado formal, dê a mesma instrução, qualidade de vida, dignidade humana, pelo menos um endereço já ia ajudar, em vez de ficar criando só mais um feriado, e que nada altera este quadro, ou melhor, esta realidade na formação da cidadania.

Abraços e bjs….

Anúncios

Sobre ricbrsp

Nascido em Lins/SP, criado na Capital paulista, formado advogado pela Unb (Brasília-DF), é autônomo em sampa, divorciado, vive com seus filhos. Ocupando meu espaço na web.
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s