Simbolos de natal.

Recebi via e-mail da Magali Coutinho o seguinte:

De todas as festas cristãs, o Natal é uma das mais bonitas. Ela é cheia de cores, de luz e de símbolos muito ricos em significados.

Os símbolos apontam para algo. Muitos consideram alguns símbolos usados no Natal como vindos de culturas pagãs.

Por isso, vamos fazer um pequeno estudo dos mais conhecidos símbolos de Natal. Depois, poderemos tirar nossas próprias conclusões.

Assim, poderemos escolher a melhor forma de usá-los. Vejamos o que Deus pode nos dizer através desses símbolos.

A Árvore de Natal

A árvore de Natal desempenha um papel importante na data comemorativa do nascimento de Jesus. Os cristãos da antiga Europa ornamentavam suas casas com pinheiros no dia do Natal, única árvore que nas imensidões da neve permanece verde.

Há várias histórias sobre a origem da árvore de Natal. Uma das favoritas é de que, certo dia, Martinho Lutero caminhava à noite e olhou para o céu estrelado atrás de um pinheiro. Ele estava pensando em uma forma de celebrar o natal com a família. De repente, ao olhar aquele pinheiro com as estrelas brilhando ao fundo, pensou em uma árvore com velas brilhando, imitando as estrelas.

Lutero, então, cortou um pinheiro, levou-o para casa e, juntamente com os filhos foi decorando com frutas, laços coloridos e, finalmente, com velas que acendia as noites enquanto falavam sobre a vinda de Jesus, que trouxe luz às nossas trevas.

O pinheiro é o tipo de árvore que fica verde todo o ano. Suporta o frio, o calor e permanece. Quem vai para regiões frias vê o ano todo o pinheiro verdejante.

A árvore de Natal é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de Jesus Cristo.

Presentes

A idéia de trocar presentes no natal está relacionada, entre outros motivos, aos magos que trouxeram presentes para Jesus. A troca de presentes entre as pessoas é uma forma de lembrar que a oferta generosa de Deus em Cristo é para todos.

Os presentes significam que Deus não abandonou o homem, que ele nos deu o maior presente: Jesus. Esse presente é para qualquer pessoa que quiser; rico, pobre, preto, branco, morador de favela, japonês, coreano, filho de mão solteira, que o pai não ama, não respeita, não importa. O presente de Deus é para todos.

E, como ganhamos de Deus o mais precioso presente do mundo – seu filho – queremos retribuir e seguir a doutrina do cristianismo que é a doação de si mesmo para o próximo.

A Estrela

A estrela representa o sol da justiça que guiou os magos. A estrela tornou-se o símbolo do extraordinário que aconteceu naquela noite. A estrela aponta para o local do nascimento de Jesus e aponta para a plenitude de vida que representa essa vinda de Deus ao mundo.

A Cantata ou Coral

Simboliza o primeiro dia em que os anjos vieram a Terra cantando. Não se ouviu na história que os anjos cantaram aqui na terra, a não ser no dia que Jesus nasceu.

A Ceia

A ceia representava o Cordeiro pascal, a presença do Cordeiro que tira o pecado do mundo. Ela une as pessoas e festeja a vinda de Cristo.

Por isso, reúna a família, faça uma ceia. Se não puder comprar um peru, asse um frango, uma carne, uma farofa, um arroz com passas. Promova uma ceia na sua casa na noite do Natal, ou na véspera se quiser. Se não tiver ninguém, coma sozinho, ou convide alguém.

Era assim que Israel comemorava a saída do Egito para a entrada na terra nova que é Canaã. É Jesus na ceia do Natal.

Luzes

As luzes simbolizam a luz que veio ao mundo com o nascimento de Cristo. O próprio Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo”.

Guirlanda

Na Inglaterra, sempre-vivas eram usadas como decoração de Natal nas ruas. Na Alemanha, passaram a arrumá-las em forma de círculo, representando o amor de Deus que não tem início nem fim. A fita vermelha significa o amor de Deus que nos protege.

Cartões de Natal

Na Inglaterra, em 1844, um famoso artista chamado Willian de Birmingham começou a pintar cenas natalinas e a escrever mensagens para presentear seus amigos na época de natal. Aqueles cartões fizeram muito sucesso. No ano seguinte, ele fez cópias de seus cartões e continuou a presentear seus amigos.

A idéia se espalhou rapidamente. Os cartões de natal nos lembram o espalhar a boa-nova.

Presépio

Foi São Francisco quem montou o primeiro presépio em 1223. Entre a maioria das igrejas evangélicas não há esse costume, pois o uso de imagens de personagens bíblicos é quase sempre associado à idolatria.

Então, vimos que os símbolos são apenas isso: símbolos. Não há nada de especial nem de errado neles. São apenas uma forma de celebrar o Natal. O essencial é Cristo.

Fonte: “Natal, a mais linda festa”. Pr. Jorge Linhares.

Anúncios

Sobre ricbrsp

Nascido em Lins/SP, criado na Capital paulista, formado advogado pela Unb (Brasília-DF), é autônomo em sampa, divorciado, vive com seus filhos. Ocupando meu espaço na web.
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Simbolos de natal.

  1. Mariana disse:

     
    RICARDO:
    Quero neste NatalDesejar não somente que tenha muitas felicidades neste diaMas sim que Milagres te dominam,E te faça perceber que NatalNão está somente na virada do dia 24 de Dezembro para o dia 25,Mas está em todos os dias do ano.Nesta virada está apenas a concretização de todos os desejosFeitos durante todo o ano que se passou.A noite de Natal é fantásticaA cidade fica toda iluminada,As pessoas sorridentes,E em instante tudo fica em paz…O Milagre do NatalEstá no nascimento de nosso salvadorJesus Cristo,Ele com toda certeza não deseja um único instante de paz,Mas deseja que todos tenham um milagre dentro de si.O céu se ilumina,Em homenagem a este dia tão sagrado entre todas as famílias.Os pedidos são de prosperidade, paz e amor…Mas se Natal é todos os dias do ano,Por que então deixar para desejar felicidadesSomente em um único dia destes 365???O Milagre de Natal está no sorriso que no dia-a-diaEncontramos nas pessoas andando nas ruas,Nas crianças brincando,EnfimO Milagre Natalino está no desejo de cada um de ser feliz.Pois Milagres existem sim,Principalmente com tamanha benção de Deus,Muitas Glórias, Conquistas e Emoções podem ser desejadasPois o Natal do dia 25 está chegando,Faça seus desejos e acredite em todos eles,Pois estão prestes a se concretizar nesta noite especial…FELIZ NATAL!!!E MUITA PROSPERIDADE NESTE DIA E EM TODOS OS DIAS DO ANO QUE ESTÁ PRESTES A NASCER!!!
     
    MUITOS BEIJOS RECHEADOS DE AGRADECIMENTO POR TUDO QUANTO VOCÊ FOI E ESTÁ SENDO PARA MIM… NESTE ANO TODO QUE ESTÁ PRESTES A TERMINAR…. SUA AMIZADE SUA DEDICAÇÃO PARA COM TODOS QUE NECESSITAM DE SEUS PRÉSTIMOS DAS SUAS ORIENTAÇÕES DE SEU OMBRO AMIGO PARA DESABAFAR AS ANGUSTIAS… DA SUA BENEVOLÊNCIA…. DA SUA COMPREENSÃO E ATITUDES QUE SÓ DEMOSNTRAM SER VOCÊ UMA PESSOA MARAVILHOSA….
    BEIJOS….
     
    MARIANA ALCÂNTARA

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s