Sustentabilidade e o modelo econômico atual

Recebi um e-mail de ano novo com as figuras e as mensagens nelas escritas, e respondi assim este e-mail.

Muito bonito e bem feito as imagens com o texto, mas tem cara cor e cheiro de que vai cair no velho dito popular "faça o que eu digo, mas não faço o que eu faço".

Quem dera ser tudo tão simples assim, e tava tudo resolvido. Como idéia é bem interessante, mas a realidade é bem outra, além do que tem muita besteira escrita no texto, como os argumentos p/ consumirem menos carne animal, porque causa desmatamento, mas isto só acontece no Brasil, então deveria dizer não consuma carne nacional (brasileira), pois os demais países produtores de carne animal não desmatam, ele nem tem mais florestas p/ devastar. Não é o consumo de carne animal que provoca desmatamento no Brasil, tmb, a culpa é de alguns agro pecuaristas, o mais correto seria não consumir o abate da região amazônica, pois os gaúchos, paranaenses, paulistas, mineiros, matogrosenses e etc., não desmatam, não danificam florestas p/ torná-los pastagem p/ animais, só da região amazônica, como Pará e vizinhos.

Consumindo menos carne animal, vai em contra partida provocar fome e desemprego para muita gente em torno do globo terrestre, que estão ligados de alguma forma ao consumo de carne animal, além do que o planeta não produz alimento suficiente p/ substituir tal fonte de comida, que provocará diretamente a morte de fome de milhares de pessoas, além dos produtores e criadores de gado p/ corte.

Economizar energia elétrica, infelizmente não é bem por ai, é a única forma de energia que não tem como guardar (armazenar), a energia elétrica não usada se perderá, e não haverá como poupá-la, nem sua forma de geração, pois toda nossa economia atual no planeta depende de energia p/ funcionar fabricas, indústrias, comércio, escolas, hospitais e etc., mesmo que o cidadão consuma menos a produção no mínimo vai continuar a mesma, pois as demais atividades vão consumir para poderem existir. Impossível pelas características desta forma de energia poupar p/ futuras gerações, o que não é consumido hoje se perde no nada! Não há como poupar p/ futuras gerações, simplesmente impossível!

As sugestões p/ economia de eletricidade, abrir portas e janelas, não tem como minimizar o consumo, pois deveríamos, tmb desligar os computadores que também consomem energia elétrica, a web, tmb consome, vc estando conectado nela, ou não, é a rede mundial movida a energia elétrica e só ela.

O consumo de petróleo é idêntico a da energia elétrica, mesmo os cidadões economizando, a indústria, o comércio, o transporte em geral consomem, a indústria de plásticos, que é utilizado em todos os produtos modernos, consomem petróleo.

Petróleo se extrai cada produto como gasolina, diesel, alcatrão, e o final da cadeia da quebra destas moléculas resultam no insumo da indústria plástica, assim cada barril que entra na refinaria é extraído a exata percentagem de cada um destes itens, assim com a economia só de gasolina deixando carros em casa, não fará com que as demais indústrias deixem de usar o mesmo petróleo, pois dependem dele p/ funcionar, o único efeito da sugestão é a acúmulo de gasolina nos estoques, pois consumo dos demais derivados permanecerá o mesmo, garantindo assim a mesma entrada de produto bruto nas refinarias do planeta.

Consumir mais produtos orgânicos, sei, claro, as pessoas morrendo de fome por não ter recursos p/ comer, vão comer orgânicos, agora.

Vc tem idéia do preço dos produtos orgânicos?

Não é para o bolso de qualquer um, só classe média alta que pode se dar ao luxo, o restante vai comer o que seu bolso permitir, com agrotóxicos e tudo, assim como vc acaba fazendo no dia a dia, nos restaurantes não temos como saber a origem dos alimentos e etc….

Infelizmente as soluções do planeta não está nas mãos da população e sim dos dirigentes, das indústrias, e das fábricas, de nosso modelo de produção, esta sim deveria ser revista p/ poupar os recursos naturais do planeta, e nem uma das soluções aqui apontadas vai resolver estes problemas ambientais, não vai ser o cidadão que vai mudar a cara deste mundo.

Os ricos e milionários estão faturando alto com tudo isto, e eles não vêem nem um motivo real p/ mudar esta realidade deles! Este modelo econômico atual, que lhes gera os recursos p/ esbanjar, poder comprar um carro do preço de um imóvel luxuoso, um iate na marina sai caro por mês, alguém tem q sustentar estes luxos.

Populações vivendo de lixo, e esmolas do poder público, outro milhar morrendo de doenças, fome, desnutrição, todos os dias no planeta, e vc vem com estas soluções simplórias, eu creio que o buraco é bem mais em baixo.

As soluções p/ o planeta não passa nas mãos da população, que não passam de meros reféns do sistema, só alterando drasticamente a forma de sustentação de nossas economias, indústrias, fábricas, transportes e etc…

Ficou tão bem respondido q vai p/ meu blog – http://ricbrsp.spaces.live.com/.

Abraços,

Ricardo

Anúncios

Sobre ricbrsp

Nascido em Lins/SP, criado na Capital paulista, formado advogado pela Unb (Brasília-DF), é autônomo em sampa, divorciado, vive com seus filhos. Ocupando meu espaço na web.
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Sustentabilidade e o modelo econômico atual

  1. Mariana disse:

    O melhor da Internet é poder ler mensagens lindas, engraçadas, emocionantes e ainda por cima, encontrar amigos que sequer conhecemos pessoalmente mas conhecem mais os nossos anseios e nos conhecem melhor que muitas pessoas presentes em nossa vida!
     
    Obrigada pela visita, foimuito gratificante recebê-la em meu space…
     
    Volte sempre!

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s