Vida e morte…..

Foi meu comentário em um blog, de um texto de revolta do autor por um falecimento trágico.

"De quantos paus se faz um ser humano"

Blz Bozoca,
Nossa homi vc tava irado, tmb pudera, né…..
Há muitos anos eu meditando sobre a morte, não cheguei a conclusão nem uma, não há regras, não há padrões, morrem no ventre, ao nascer, c/ 1 ano, 10 anos, 20 anos, qualquer idade.
Bastar estar vivo p/ morrer!
Tive um irmão q faleceu em circunstância pior, a troco de nada, quando estava trabalhando como Engenheiro Civil, na obra por um pião. O demais trabalhadores o tinha como a um irmão, nossa como sofreram, não eram empregados e sim parceiros pelo q notei, era um sujeito muito legal não só comigo q era irmão, mas com qualquer um, uma pessoa muito boa, mas morreu de bobeira, sem +.
Enquanto isto muita gente ruim, q poderia morrer e não morre, e fica vido só fazendo estragos, como muitos dos políticos, o chefe mor finalmente morreu (ACM).
Violência urbana, banalização da vida!
Tema muito complexo, faz parte do tema morte, porque se morre.
Mata-se por 1 cigarro, por 1 copo d pinga.
Certa vez eu tava conversando e m relataram o seguinte: Estavam dois amigos conversando, um deles reclamando de outro vizinho q tinha pego dinheiro emprestado e nunca devolveu, o outro amigo, se ofereceu p/ ir cobrar a tal dívida, foi lá e encheu a boca do outro de chumbo, matou só pela gentileza, o valor era de R$ 30,00, não foi pelo dinheiro q não recuperou, foi só p/ ser gentil. Muita gente simplesmente não tem noção, creio q nem acreditam em vida, nem nas deles, pois só sofrimento e desespero. Complicado.
Abraços,
Ricardo

Aproveitando vou responder o comentário aqui mesmo:

Dear Luadreams,

Observadora? Sei…… rs……

O texto lido e comentado, foi só um comentário que fiz de outro posta num blog, conforme url do mesmo, e por isto, tive q resumir minha experiência da perda próxima, e as circunstâncias dela, de forma bem resumida, e escrevi assim, sem pensar muito, sem rever meu texto, e por isto as palavras talves não tenham sido muito escolhidas p/ me exprimir melhor, dai concluir q o falecimento do meu irmão, ainda pega em mim, vai um grande distância, creio.

Descrença na humanidade, mas e quem crê nela?

Até o criador não crê, nem os políticos, nem os pensadores, nem os autores famosos, conforme vc cita Nietsche, a própria história de evolução humana demonstra isto claramente, só um exemplo como argumento, sempre existiram pobres (a maioria) e os ricos (a minoria), sendo que em todos os tempo, o que enriquece o rico é a pobreza, a miséria, a fome dos outros! Fenômeno social que dão o nome de concentração de renda, como crer na humanidade, como crer nisto?

Enquanto o Bill Gates do nada acúmulo uma das maiores fortunas da humanidade, ganhou dinheiro p/ umas 100 vidas, como se ele pudesse vivê-las, e neste mesmo período, quantas e quantas crianças morreram de fome pela falta deste recurso que o Bill acumulou? Nada contra o Bill, somente contra este sistema desumano, truculento, insensível em que a humanidade se estrutura.

A frase de Nietsche citada, que afirma “todo caos traz em si uma estrela cintilante”, o continente africano está há mais de um século p/ ver alguma coisa parecida c/ estrela, e toda vez que eles vêem uma luz no fim do túnel é sempre o trem vindo contra eles….. rs…. Neste sentido a realidade africana, bem como dos países islâmicos no geral, onde o povo se farta na miséria, na ignorância, e no ódio, contradiz esta afirmativa do alemão Nietsche, enquanto seus dirigentes vivem num fausto, vivem em outra realidade bem distante do seu povo, e irmãos.

Quando ao universo conspirar para o melhor, tenho lá minhas dúvidas, até porque o ser humano é o único q destoa do universo.

"O ser humano são os únicos seres, ou elementos da natureza que não se encaixa, não se enquadra no sistema universal previsível, por ter sua principal característica a imprevisibilidade de reações."

Linda sua idéia no comentário, das pessoas boas espalharem bondade, todos tentando criar um mundo melhor, lembrei dum filme que mostrou isto, mas só na tela do cinema, só em Hollywood, a realidade da humanidade é bem outra, infelizmente os atos de bondade, de amor, param logo na esquina, não vão adiante, raramente vem de volta, estou por testemunha deste fato. Nem tudo que plantamos colhemos, com muita sorte uns 25% acaba retornando.

Conheci um certo milionário quer por conta de sua condição privilegiada financeiramente, colhia sempre o que não plantava, pois ele era muito convencido, pensava q tudo sabia, não perdia uma oportunidade p/ dar lição de moral nos outros, mas paras seu defeitos, nem sabia que os tinha, sempre cheio de "amigos" (interesseiros), fecha sacos em profusão, viveu cercado de afagos no ego, todos o tratavam muito bem, apesar da sua estupidez com os outros, isto é, colheu carinho, mesmo que falso, mas era carinho, afeto, o que plantou só inimizades, só raivas e contendas, e pouco colheu disto, somente a parte boa da vida lhe foi oferecida pelas pessoas que o cercavam. Infelizmente é a realidade, completamente injusta, mas é assim, como acreditar nisto?

Só acredito no sentido que é assim, que ela existe, embora nem isto me tira a fé na humanidade da minoria sofrida, q só tem carinho e amor como forma de expressão.

Vc tirou muitas conclusões de um texto pequeno muito resumido.

Postei no blog,  só como abordagem rasa, superficial do tema "vida e morte", eu teria muito mais p/ escrever como fiz agora.

Anúncios

Sobre ricbrsp

Nascido em Lins/SP, criado na Capital paulista, formado advogado pela Unb (Brasília-DF), é autônomo em sampa, divorciado, vive com seus filhos. Ocupando meu espaço na web.
Esse post foi publicado em Poesia, versos, prosas, crônicas e etc.... Bookmark o link permanente.

2 respostas para Vida e morte…..

  1. RITA disse:

    Observações. Não julgo, não concordo, não discordo. Me prendo mais ao plano espiritual e não questiono as desgraças. Tudo tem um sentido, mesmo q impercept´vel pros nossos pobres olhos de mortal.

    Bjocas

  2. RITA disse:

    Oi Ricardo,
     
    Estou na posição de observadora. Sempre q leio seus desabafos vejo em vc uma pessoa descrente e por vezes amarga. Percebo q vc ainda não se livrou da dor da perda do seu irmão. Talvez daí venha  a descrença na humanidade.  
     
    Não sou insensível  às dores do mundo  porém, não tenho nem quero ter o poder pra mudar nada. Acredito q cada um tem seu tempo de despertar. E o universo sempre conspira pro melhor. De nada adianta sofrer por esta sociedade hipócrita ou pelas pessoas q ainda estão engatinhado, mas faz muita diferença nos mantermos  fiéis aos nossos propósitos e as nossas crenças mais profundas. Se vibrarmos na faixa energética do amor vamos irradiar essa energia pro mundo e ela se multiplicará.  Já dizia Nietsche: “todo caos traz em si uma estrela cintilante”. Tenho certeza q esta estrela brilhará com muita intensidade. Pra q isso aconteça rápido é urgente multiplicar afetos e estar conectado com o divino q há dentro de cada um de nós.
     
    DICA:Vale assistir o filme: A Profecia Celestina
     
    Bjocas

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s