Felicidade… doepalavra

Um recado (scrap) da amiga virtual, que comento….

FELICIDADE…. 
A felicidade aparece para aqueles que choram…
para aqueles que buscam e tentam sempre.
É para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas!!

 

 

A felicidade parece que se compra, que tem receita p/ tal condição….

Não é esta a impressão que tenho observando a vida das pessoas.

Começa com a morte, que é a única certeza de todo ser vivo!

Nem ela faz sentido, pois não escolhe, parece aleatória, não tem padrão de idade, de sexo,  de religião e etc…, único momento que são iguais, os desiguais (ricos e pobres – pretos e brancos), no mesmo sentido vejo a vida próspera (amplo sentido), alguns conseguem, mas a grande maioria, não atinge tal condição. Como ser milionário, observando na vida em sociedade desde remotos tempos, são só p/ alguns, uns poucos privilegiados, e que dependem da maioria estar contribuindo p/ tal condição de abastança financeira, empobrecendo, ou mantendo o nível. A sociedade moderna apresenta tal característica, parece que imutável nas sociedades humanas.

Já p/ os índios que atravessam a vida sendo proprietários de poucos utensílios, exclusivamente os de uso pessoal (arco, flexa, utensílios domésticos), ninguém é dono da terra, são nômades geralmente. Alguns se dão bem, outros nem tanto.

Felicidade não tem receita, não se conquista. Alguns têm, a maioria jamais saberão o que é isto, pois não faz o mínimo sentido…

Fiquei pensando nas várias condições humanas que tornam a felicidade completamente sem sentido, geralmente ligados a doenças. Uma mãe que nasceu um filho com grave problema mental, ou de locomoção. Crianças que nascem aidéticas,.crianças que nascem numa completa falta de condição de sobrevivência, tantos infortúnios, que torna a palavra "felicidade" completamente sem sentido.

Os terroristas homens bomba, camicases o que é felicidade p/ eles?

Creio em momentos de felicidade, ou melhor, horas e minutos felizes, e outros tantos momentos não tão felizes….

Como sorrir, nem sempre agente está gargalhando com a nossa vida, chorar faz parte do seu oposto, do viver a vida, são só momentos, fugazes e perenes, observando o conjunto da obra duma vida.

Parte do tempo estamos sujeitos a fatores externos, como o clima, por exemplo, fatores do nosso meio ambiente, a professora, o chefe, o encarregado do setor, o juiz, o médico e etc…, nossa felicidade, tmb passa na mão de tanta gente, pois somos seres sociais, nossos momentos felizes estão ligados ao momentos de outras pessoas, e instituições humanas (sociais). Lembrando, agora da crise profunda que passa a Grécia, e que pode ser um estopim, ou melhor, um primeiro sinal do fim do euro, e da instituição do mercado comum europeu.

De qualquer sorte, valeu as palavras de otimismo, e o carinho virtual.

Aproveitando o assunto.

Povo que gosta de escrever pensamentos, frases de otimismo, um bom local é em doepalavras, no Twitter, que vai usar de forma produtiva seu texto, sendo exibida p/ os pacientes do hospital Mário Penna, de Belo Horizonte/MG, e outros usos.

Continuando o raciocínio e já respondendo aos comentários.

Como tentei dizer no texto, nem tudo depende só de nós, somos influenciados por meios externos, tmb, nem tudo podemos escolher…

Não acredito que todos tem lugar ao sol, começa dai!

Observe as pessoas próximas, os vizinhos, veja se todos são plenamente felizes?

Como ser feliz após um diagnóstico de HIV, por exemplo, até creio q possa haver momentos felizes, depois de superado tal choque. Estou passando poucas e boas com filhos adolescentes, simplesmente não dá ter momentos felizes. Meu níver este ano foi terrível, tá loco, ninguém merece…, se pudesse escolher com certeza não seria como foi, bem podia ser semelhante a outros aniversários….

Não depende só de nós p/ sermos felizes.

Tecnologia está associada ao bem-estar

O que depende é a aceitação e assimilação dos golpes da vida, e nos conformar com a situação, tentar digerir as coisas.

Começa que ser feliz é um mito, um conceito inatingível, é da natureza humana não se conformar, querer sempre o melhor, melhorar de vida em todos os sentidos, ter uma vida saudável afetivamente, socialmente e etc… Ser uma pessoa só, já deixa a vida afetiva capenga, sem uma pessoa compartilhar um carinho…., até nisto, eu consegui dar um jeito, mas mesmo assim, é embaçado.

Nem sempre os ventos são favoráveis, tem gente que vive em constante tormenta, que a idéia de ser feliz, não faz nem um sentido.

Veja as estórias dos meninos de rua que vivem aqui em sampa, espancados em casa, até fugirem p/ viver nas ruas, logo tem contato com as drogas e tudo que as ruas lhe oferecem. Ser feliz p/ eles é tem um dia 3 refeições, e um lugar gostoso de dormir, mas que por ser menino de rua tem q dormir com um olho aberto, sempre, com medo do bicho papão das ruas, que ele já presenciou muitos amigos de rua mortos enquanto dormiam.

As ilustrações da postagem já demonstram tal impossibilidade efetiva de ter momentos felizes.

Lembrando da expressão popular “nasceu de bumda p/ lua”, nem todos tem a mesma sorte, que a vida lhes seja favorável…, parece que tem gente que nasce p/ ser infeliz…, como um roteiro escrito de vida, onde nada conspira p/ o bem da pessoa, e tudo contra, ser feliz acaba não fazendo nem um sentido, é complicado…

Outro dia conheci aki na web a estória de um homem que só tem o tronco e a cabeça, sem membros (braços e pernas), e que faz palestras motivacionais entre outras atividades, justamente aproveitando o mote, que mesmo tetraplégico é possível ser feliz, este é um bom exemplo de vida neste sentido, realmente este superou as dificuldades p/ ter uma boa qualidade de vida, se adaptou as situações do seu dia a dia. Só cabeça e tronco, e conseguir ganhar dinheiro dando palestras, tem q ser muito bom, mas nem todos conseguem tal proeza na vida, este homem citado é uma exceção, nem todos conseguem superar as dificuldades que a vida lhes apresenta.

Tentei achar uma reportagem sobre o Camboja e o tráfico de crianças, que assisti esta madrugada, onde começava o texto falando sobre felicidade, onde mostrava uma menina de 8 anos que o pai tentou empurrar p/ a repórter trazer p/ o Brasil, mesmo sem remuneração, ou com uma ajuda de US 50, no meio da entrevista que estava dando sobre outro tema. A garotinha antes rindo, mas quando o pai começou o assunto da entrega da filha p/ a repórter começou a chorar, a mãe até tentou fazer o pai mudar de idéia, e se afastou chorando, tmb. A repórter só não trouxe a menina p/ o Brasil porque não quis. Em outro vídeo mostrava um lago, tmb no Camboja, onde tem mulheres escravizadas trabalhando sobre palafitas no meio do lago, que nunca pisou em terra firme, que deu depoimento dizendo que gostaria de ter uma casinha em terra firme, e poder ter amigos normais, a senhora tinha aparentemente uns 40 anos.

Grande parte das pessoas no mundo não tem escolhas p/ serem felizes.

Na Suécia, Finlândia, Noruega e etc…, onde não há analfabetismo, um povo muito bem instruído, exportador de tecnologia, com bons empregos, excelente nível sócio econômico, o índice de suicídios é muito alto, por exemplo. Aparentemente estes suicidas têm tudo p/ ser feliz na vida, tem uma boa carreira, carro, casa, e uma vida confortável, que é um dos objetivos comuns das pessoas, mas que nem assim conseguem ser felizes, mesmo tomando as decisões certas ao longo da vida p/ estar naquele nível.

O segredo p/ ser feliz, não sei, mas creio que há momentos felizes na vida de qualquer um, breves momentos p/ a maioria.

 

Anúncios

Sobre ricbrsp

Nascido em Lins/SP, criado na Capital paulista, formado advogado pela Unb (Brasília-DF), é autônomo em sampa, divorciado, vive com seus filhos. Ocupando meu espaço na web.
Esse post foi publicado em Poesia, versos, prosas, crônicas e etc.... Bookmark o link permanente.

6 respostas para Felicidade… doepalavra

  1. Adriana disse:

    FELICIDADE…. A felicidade aparece para aqueles que choram…para aqueles que buscam e tentam sempre.É para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas!! Bjus…ADRIIIIIII

  2. Adriana disse:

    Ric!!!Espero que vc não tenha entendido errado,esse é meu ponto de vista,e achoque como uma amiga virtual,mas que ja te conhece ha mais de um ano,posso ter essa liberdade ,de falar o que eu penso…Vc é uma pessoa inteligente,esclarecida,tem personalidade forte,so ta precisando é ser mais emoção,ver as coisas de uma forma mais amena,,,,,So quero te ver bem,feliz,vc vai ser sempre meu amigo virtual super querido,vou ta sempre querendo tua felicidade….Ve la o que vai responder,vc quando quer vai fundo,rsrsrs;;;Te cuida,,,,Nunca se esqueça do principal:ADORO VC…BJÃO,,,ADRIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  3. Ricardo disse:

    já estou elaborando uma boa resposta, o tema é de fato controverso….

  4. Adriana disse:

    Amanhã,Você terá o direito de recomeçar,Ou, apenas continuar o que lhe faz feliz!Você terá opções…Sempre teremos…Tudo dependerá das escolhas que fizeres.O sofrimento existe… É real!Mas, sofrer é uma opção!Quando a vida lhe presentear com lágrimasTransforme-as…Recomece!Certamente, sua decisãoEstará amparada pelo Senhor da vida!Cabe a você traçar o caminhoQue desejas seguir!Lamentos ou esperança?A decisão é sua…Beijos.Pensando em vc……Com carinho virtual,mas de uma pessoa real,,,,,

  5. Adriana disse:

    "Acredite que tudo acontece por uma razão.Se tiver uma segundachance, agarre-a comas duas mãos.Se isso mudar a sua vida deixeacontecer.Afinal, ninguém disse que a vida seria fácil,sódisseram que vale a pena…Beijinhos com carinho!!!LINDA NOITE!!!!ADRI,,,SEMPRE

  6. Adriana disse:

    Ric!!!Sabe apesar de gostar de vc,até mesmo admirar,as vezes vc me deixa triste,vc me faz pensar se realmente,vale a pena tanta consideração… hje faz um ano que meu pai partiu,e eu não to triste,sabe porque eu fui muito feliz com ele,aprendi tdo de melhor que eu sei,ele me ensinou muito ,e isso vou levar comigo ,pra vida tda…Olha pra mim ser feliz,é ter amor a vida,é ter amigos lindos,sinceros verdadeiros,é ser OTIMISTA,é acreditar na vida,é amarrrrr,muito…..Vc ta precisando reavaliar teus conceitos,ta ficando ultrapassado,e ta me deixando com a sensação,de que vc é um engano,…Olha pensa nisso tdo,e tenta ver as coisas de uma forma mais colorida,sem esse teu azedume…Eu gosto de vc,isso não muda,….Tenta olhar mais pra vc,pra dentro de vc….BJÃO…..

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s